As melhores ferramentas para criar jogos em 2019

É possível que você seja um dos milhares de pessoas que têm vontade de criar seu próprio jogo, mas sempre teve a impressão de que precisa de muito dinheiro, ferramentas sofisticadas e uma incrível habilidade de programação. Felizmente essa realidade ficou para trás. Hoje é possível criar jogos para web, mobile e PC mesmo que você não tenha conhecimento de programação.
 

Se você sabe como utilizar o Microsoft Word, rapidamente você vai conseguir alcançar seu objetivo de criar seu primeiro jogo. Alguns desses softwares têm uma interface simples de arrastar e soltar, um sistema de eventos (programação simplificada), editor gráfico, comportamentos, um editor de níveis, efeitos especiais e outros conjuntos de ferramentas que facilitam o desenvolvimento de jogos e economizam tempo e energia.
 

Os programas de desenvolvimento de jogos a seguir estão em ordem de simplicidade de uso.
 

CONSTRUCT2

Eu sou um pouco suspeito de falar do Construct2 visto que eu sou super fã e construí meu negócio de desenvolvimento de jogos com ele.
 

Construct2 é com certeza uma das ferramentas mais fáceis de desenvolver no mercado atual. Bem simples para começar, uma versão gratuita e muito popular tanto na quantidade de jogos lançados quanto na quantidade de informação (tutoriais, vídeos e cursos) disponível.
 

O Construct2 utiliza uma mecânica simples de arrastar e soltar para adicionar objetos ao cenário (layout) e a programação é feita por meio de eventos. Todas as características podem ser configuradas por meio das barras de configuração e é possível adicionar comportamentos aos objetos para dar mais interatividade ao jogo.
 

O site do Construct2 oferece um manual online com informações sobre tudo do programaAlguns jogos de destaque desenvolvidos no Construct2:. Também tem uma grande quantidade de tutoriais tanto pelos criadores do Construct2 quanto por desenvolvedores independentes. Existe dezenas, talvez centenas, de cursos grátis no Youtube e também cursos mais avançados como no caso do Curso completo de desenvolvimento de jogos no Construct2.
 

Alguns jogos de destaque desenvolvidos no Construct2:

The Next Penelope Race To Odysseus

Mortar Melon

Super Ubie Island Remix

CoinOp Story

A versão gratuita tem todos os recursos principais, mas é limitada a 100 eventos, 4 camadas de objetos, 2 efeitos especiais simultâneos, acesso a apenas uma pequena parte dos recursos de amostra incluídos e nenhuma permissão para vender seus jogos.
 

Em 2015 os idealizadores do Construct 2 anunciaram que estavam trabalhando em uma nova versão do programa que se chamaria Construct 3. Essa nova ferramenta iria rodar no navegador o que possibilitaria que usuários de Mac e Linux pudessem utilizá-la. Em março de 2017 saiu a versão Beta aberta ao público. Se quiser conferir, visite o link
 

Preço: Pagamento único de $199 pela versão Personal e de $499 pela versão Business (Versão grátis disponível)
 

Plataformas disponíveis para publicar os jogos: HTML5 (web, Chrome, Facebook), Windows, iOS, Android, Mac, Linux, Amazon e Wii
 

Website: https://www.scirra.com/construct2

Curso completo de Construct 2


GAME MAKER: STUDIO

Game Maker Studio é relativamente parecido como o Construct 2 por permitir que você crie jogos inteiros usando nada mais do que sua interface de arrastar e solta, eventos e comportamentos. Para pessoas com mais experiência, o Game Maker Studio oferece a opção de utilizar a linguagem GML (Game Maker Language), que é uma linguagem de scripts com muita flexibilidade.
 

Uma das vantagens de utilizar programas como Construct2 e Game Maker Studio é o aspecto de criar o jogo apenas uma vez e poder exportar para todas as plataformas disponíveis pelo software sem ter de reprogramar o jogo. Na versão gratuita o usuário poderá exportar o jogo para Windows, enquanto a versão Professional habilita o jogo para que possa ser exportado para outras plataformas (como Android, iOS e HTML5).
 

Uma coisa em particular que eu não gosto é o aspecto do Game Maker Studio cobrar por cada módulo separado. Isso dificulta um pouco para quem está começando e quer testar vários sistemas.
 

O Game Maker Studio tem algumas vantagens em relação ao Construct2 relacionadas com mobile. É muito mais simples para adicionar compras no aplicativo ao seu jogo, análises em tempo real sobre como os usuários jogam seu jogo, rede multiplayer e extensibilidade através de extensões de terceiros.
 

Alguns jogos de destaque desenvolvidos no Game Maker Studio:

Jogos feitos no Game Maker

Preço: O Game Maker Studio tem uma variedade muito grande de preço pelo fato de oferecer diferentes tipos de maneiras de exportar o jogo e também de versão vitalícias ou por meio de assinatura anual (Versão grátis disponível)
 

Plataformas disponíveis para publicar os jogos: HTML5, Windows, iOS, Android, Mac, Linux, Amazon, Playstation e Xbox.

Website: https://www.yoyogames.com
 

Unity

O Unity é considerado a ferramenta de desenvolvimento de jogos mais popular do mercado. O Unity começou com uma ferramenta de desenvolvimento de jogos 3D mas em 2013 expandiu seu negócio e habilitou os desenvolvedores a criarem jogos 2D no mesmo ambiente.
 

A curva de aprendizado do Unity é muito maior do que as outras ferramentas até agora mencionadas pelo aspecto de que o desenvolvedor precisa entender um pouco sobre 3D mesmo se for criar um jogo 2D.
 

Tudo dentro do ambiente de desenvolvimento do Unity é um objeto e você pode anexar vários componentes a cada objeto, onde cada componente controla alguns aspectos do comportamento e da lógica do objeto.
 

Existe uma quantidade enorme de informação para quem tem interesse em aprender a usar o Unity. A comunidade é bem ativa e os criadores sempre mantém todos atualizados sobre novidades e problemas. A linguagem mais comum utilizada no Unity é o C# mas também é possível utilizado o JavaScript ou Boo.
 

Similar a outros softwares de desenvolvimento de jogos, é necessário criar o jogo apenas uma vez e publicar em diferentes plataformas. O Unity tem o mais amplo suporte a exportação de qualquer mecanismo de jogo: Windows, Mac, Linux, Android, iOS, WebGL, Facebook, todos os tipos de sistemas VR como Oculus Rift e Steam VR, além de vários consoles de jogos como PS4, XB1, Wii U e Switch.
 

Alguns jogos de destaque desenvolvidos no Unity:

Cuphead

Ori And the Blid Forest

HeartStone

Monument Valley

Preço: Pagamento mensal de $125 para a versão Plus (compra anual) e de $125 para a versão Pro (Versão grátis disponível)
 

Plataformas disponíveis para publicar os jogos: Windows, Mac, Linux, Android, iOS, WebGL, Facebook, todos os tipos de sistemas VR como Oculus Rift e Steam VR, além de vários consoles de jogos como PS4, XB1, Wii U e Switch.
 

Website: https://unity3d.com

Comparativo de Engines para jogos

Figura 1 - Lista de jogos HTML5 publicados no site Itch.io (Março 2018)
 

Unreal Engine 4

Unreal Engine 4 é a ferramenta mais profissional dessa lista. Ela foi desenvolvida do zero pelos gênios por trás da franquia Unreal - pessoas que sabem o que é necessário em um mecanismo de alta qualidade e o que é preciso para fornecer recursos de próxima geração. Eles realmente sabem o que estão fazendo.
 

O Unreal Engine 4 oferece os melhores recursos possíveis. Um dos princípios básicos do Unreal Engine 4 é permitir que você faça iterações e desenvolva o mais rápido possível. Para isso, está disponível recursos como debug ao vivo, recarregamento em tempo real, fluxo de ativos simplificado, visualizações instantâneas dos jogos. Além disso, é possível encontrar centenas de arquivos e sistemas prontos para ser usados, como inteligência artificial, ferramentas cinematográficas, efeitos de pós-processamento e muito mais.
 

Um dos pontos mais fortes do Unreal Engine 4 é o seu sistema Blueprint, que permite criar lógica de jogo sem tocar em nenhum código. É avançado o suficiente para que você possa criar jogos inteiros, mesmo complexos, sem precisar abrir um editor de código-fonte. Mas se você quiser codificar seus próprios Blueprints, você também pode fazer isso.
 

O Unreal Engine 4 conta com uma enorme quantidade de informação referente ao uso da ferramentas, suas características e de como criar jogos. A comunidade é bem ativa e participativa em compartilhar dicas e informações para quem está começando.
 

Uma das características mais incríveis do Unreal Engine 4 é fato de que você pode utilizar a ferramenta de maneira grátis. Exportar seu jogo para todas as plataformas disponíveis e pagar apenas se você tiver sucesso com seu jogo. Isso sim que é um modelo de negócio elogiável.
 

Preço: Software gratuito. Você apenas precisa pagar se ganhar mais de $3000 em um trimestre. Então, precisa pagar 5% desse valor.

Plataformas disponíveis para publicar os jogos: Windows, macOS, Linux, SteamOS, HTML5, iOS, Android, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Magic Leap One, e realidade virtual (SteamVR/HTC Vive, Oculus Rift, PlayStation VR, Google Daydream, OSVR e Samsung Gear VR).

Website: https://www.unrealengine.com
 

Godot Engine

O Godot é a única ferramenta Open Source (grátis) dessa lista. Mesmo se você lucrar com seus jogos, não precisa pagar nada para os criadores. Por esse motivo muitos desenvolvedores independentes começaram a utilizar o Godot.
 

Outra característica muito interessante é o fato de permitir que o desenvolvedor crie jogos em 2D e 3D. Diferente do Unity 3D, o aspecto 2D da ferramenta foi cuidadosamente projetado desde o início, o que significa melhor desempenho, menos bugs e um fluxo de trabalho geral mais limpo.
 

A maneira de desenvolver jogos no Godot é única, pois tudo é dividido em cenas. Uma cena é uma coleção de elementos como sprites, sons e scripts. Você pode então combinar várias cenas em uma cena maior e, em seguida, essas cenas em cenas ainda maiores. Esta abordagem de design hierárquico torna muito fácil manter-se organizado e modificar elementos individuais sempre que desejar.
 

Godot usa um sistema de arrastar e soltar para manter elementos de cena, mas cada um desses elementos pode ser estendido através do sistema de script embutido, que usa uma linguagem personalizada semelhante a Python chamada GDScript.
 

A curva de aprendizado é um pouco longa pelo fato de que o desenvolvedor precisa aprender a utilizar a ferramenta, entender como funciona as cenas e aprender a linguagem GDScript.
 

Godot é surpreendentemente rápido para um software de desenvolvimento de jogos. Existe uma quantidade frequente de atualizações e ferramenta mesmo sendo uma das mais recentes, conta com uma quantidade enorme de recursos: física, pós-processamento, rede, todos os tipos de editores integrados, debug ao vivo e recarga em tempo real, controle de origem e muito mais.
 

Outra vantagem de ser Open Source é que você pode exportar seu jogo para as plataformas disponíveis sem ter de pagar nada por isso. Godot está licenciado sob a licença MIT, você pode usá-lo da maneira que quiser e vender os jogos sem restrições. Você pode até baixar o código-fonte do mecanismo e modificá-lo de acordo com o desejo do seu coração, se desejar. (O mecanismo está codificado em C ++.)
 

Preço: Software gratuito.

Plataformas disponíveis para publicar os jogos: Windows, Mac, Linux, Android, iOS e HTML5

Website: https://godotengine.org

Algumas partes desse artigo foram publicadas inicialmente em inglês pelo site Makeusof.

Gostou do post? Deixe seu comentário.